sábado, 31 de março de 2012

Iron Maiden: novo DVD usa primor técnico para recriar sensação épica de shows ao vivo


  • Bruce Dickinson do Iron Maiden em imagem do DVD Iron Maiden EN VIVO!
    Bruce Dickinson do Iron Maiden em imagem do DVD "Iron Maiden EN VIVO!"
Em seu DVD duplo "Iron Maiden EN VIVO!", a veterana banda de heavy-metal promete recriar a atmosfera de espetáculo vista em suas apresentações ao vivo. O primeiro disco traz o show de 10 de abril de 2011 no Estádio Nacional em Santiago, no Chile. O segundo vem com o documentário "Behind the Beast", que mostra os bastidores da turnê "Final Frontier World Tour", que sobrevoou 54 países com o "Ed Force One" – avião da banda que leva o nome de seu mascote monstruoso - e fez shows em 36 nações, inclusive no Brasil.
Percebe-se que um grande cuidado envolveu a criação do DVD em diversas frentes. O show em Santiago foi filmado por 22 câmeras, permitindo ângulos pouco comuns e o uso de imagens cortadas mostrando os diversos membros da banda. Isso potencializa as apresentações performáticas dos integrantes, que fazem suas caras e bocas de que estão "detonando", dão voltas, jogam as guitarras para cima e parecem genuinamente se divertir a valer. A qualidade do som está ótima, com opções de estéreo e áudio 5.1.
Ao longo da trajetória do grupo, o público praticamente se tornou parte integrante de clássicos do bom e velho Iron. O som de dezenas de milhares de vozes entoando os primeiros acordes de "Fear of the Dark" feito uma espécie de canto gregoriano metaleiro talvez seja o melhor exemplo. Detalhe que não foi perdido no show, com o som da plateia capturado por onze microfones dedicados.
A edição acompanha bem o desenvolvimento das diferentes faixas e aproveita detalhes e aspectos além do musical, como iluminação e cenografia. O resultado está longe de ser mais um DVD de show. Com televisão e sistema de som de qualidade, "Iron Maiden EN VIVO!" é provavelmente o mais próximo que você pode chegar da atmosfera épica dos shows do grupo sentado na sua poltrona.
Documentário “Behind the Beast”
O segundo disco de "Iron Maiden EN VIVO!" traz o documentário "Behind the Beast", que mostra como o esforço para tornar possível a turnê da banda é um show à parte. Poucos fãs que curtem as apresentações imaginam o pesadelo de engenharia, alimentação, recursos humanos, administração e burocracia que envolve a trajetória do Iron Maiden e sua equipe pelo globo.

A preparação da cenografia começa de 9 a 12 meses antes, assim como a customização do Ed Force One, que é um Boing 757 desmontado e remontado para se encaixar nas necessidades da turnê. Cenários, equipamentos de iluminação, som e instrumentos também precisam ser adaptados para se encaixar nas limitações de peso e espaço da aeronave. Além disso, é necessário arrumar os vistos de cada país das dezenas de integrantes da equipe, adquirir permissões diversas e agir com contratados locais de lugares fora do grande circuito de shows. O que resulta lidar com equipamentos do início da década de 1980 e amadorismo gritante em pontos mais remotos. Ao longo da turnê a equipe encontra entraves que vão do inevitável ao inusitado, como chuvas torrenciais em Belém, busca por bombas no camarim de Jacarta ou terremotos no Japão que cancelaram shows de Tóquio.
Outro fator interessante é como o documentário dá rosto e voz aos anônimos da equipe que fazem os espetáculos do Iron acontecer. São técnicos de som e iluminação, responsáveis pelo reparo dos instrumentos, figurinistas e produtores. Muitos que estão a décadas acompanhando a banda, alguns desde o primeiríssimo disco.
O DVD mostra como os veteranos do Iron Maiden transcenderam a mera curtição de astros do rock para chegar a um ponto de maturidade. Ouvimos muitas bandas agradecendo o apoio dos fãs, mas o esforço do Iron Maiden para agradar a entusiastas pelo planeta extrapola em muito o que se encontra normalmente. Os desafios logísticos extras da turnê, que não são poucos, são aceitos para realizar shows nos seus moldes e não fazer apresentações caça-níquel. O documentário captura uma atmosfera exaustiva, mas leve, como quando o vocalista Bruce Dickinson – que pilota pessoalmente o Ed Force One – mostra para a câmera o número 666 no velocímetro da aeronave e diz estarem agora "na velocidade da Besta".
Junto do DVD "Iron Maiden EN VIVO!", a EMI lança também nesta sexta um CD duplo com a gravação do show de Santiago que traz, algo cada vez mais raro, as letras de todas as músicas no encarte. A gravadora disse que ainda haverá uma versão em Blu-Ray com o mesmo conteúdo do DVD duplo. O CD tem preço médio de RS$ 34,90, o DVD duplo RS$ 54,90 e o Blu-Ray sairá por RS$ 79,90.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.