terça-feira, 27 de março de 2012

Legião Urbana: Renato Russo completaria 52 anos


Se estivesse vivo, Renato Russo completaria 52 anos nesta terça-feira (27). Foto: Isabela Kassow/Divulgação
Se estivesse vivo, Renato Russo completaria 52 nesta terça-feira (27). Líder da chamada "geração Coca-Cola", é considerado quase um messias dos jovens da década de 80, quando o rock de Brasília explodiu e marcou a história da música no País.
Batizado de Renato Manfredini Júnior, Renato Russo começou sua carreira musical ainda nos anos 70 com o Aborto Elétrico, que fez parte da Turma da Colina, movimento de bandas do Planalto Central criadas durante esse período.
Apesar do reconhecimento de sua primeira banda, a consagração veio mesmo poucos anos depois, com a Legião Urbana - considerado um dos nomes mais importantes do cenário nacional. Entre os maiores sucessos estão Meninos e MeninasSeráEduardo e MônicaFaroeste Cabloco, entre outras.
O "poeta do rock" permaneceu na Legião Urbana até o dia de sua morte, em 11 de outubro de 1996, em decorrência de complicações causadas pela Aids. Pesando 45 quilos em seus últimos dias, era soropositivo desde 1989, mas não revelou a doença publicamente - apesar de ter assumido ser homossexual aos 18 anos.
A banda encerrou suas atividades exatos 11 dias após sua morte. Em 2009, os integrantes remanescentes voltaram a se apresentar com o mesmo nome e com Toni Platão nos vocais. Amigos da década de 80 também ajudaram a segurar os shows, como Herbert Viana, Philipe Seabra (Plebe Rude), Frejat e Dinho Ouro Preto.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.