domingo, 1 de abril de 2012

Def Leppard: os 20 anos de 'Adrenalize'


Def Leppard – “Adrenalize”
Lançado em 31 de março de 1992
Quando se pensava que forças superiores já não tinham dado uma lição no Def Leppard com a amputação do braço e sucessiva recuperação do baterista Rick Allenapós um acidente de carro, eis que pregaram mais uma peça nos caras. Infelizmente, dessa vez não houve recuperação. O guitarrista Steve Clark, que já demonstrava problemas sérios com o alcoolismo, ganhou férias forçadas de seis meses do grupo para tentar se recuperar de vez. Mas teve uma recaída e foi encontrado morto em 8 de janeiro de 1991, ao sofrer uma overdose acidental de codeína, misturada a Valium, morfina e álcool. Clark tinha 30 anos.
“Adrenalize” já estava sendo composto nesse período, portanto pode-se considerar que esse é o último álbum a contar com o toque de Steve, pois composições creditadas a ele foram mantidas. Novamente o Leppard se encontrou em um dilema, mas preferiu seguir com suas atividades com Phil Collen dobrando as guitarras neste disco e procurando um substituto (que seria o ótimo Vivian Campbell). Finalmente, o álbum chegava às prateleiras de todo o mundo em 31 março de 1992.
Apesar do período não ser nada favorável às bandas oitentistas de Hard Rock, foi aí que o Def Leppard provou o que tanto afirmava: que não estava enquadrado nesse gênero. O álbum simplesmente atingiu a primeira posição das paradas norte-americanas, britânicas, canadenses, suíças e australianas. Além disso, recebeu multi-platina nos Estados Unidos e no Canadá, totalizou 10 milhões de vendas em todo o mundo e teve seis canções lançadas como singles.

Vale lembrar que, para isso, o grupo não precisou modificar sua sonoridade como muitos naqueles tempos tentavam fazer. O som encontrado em “Adrenalize” segue os padrões dos antecessores “Hysteria” e “Pyromania”, que é um Hard Rock com um pé no Pop, melodias grudentas, vozes muito bem encaixadas, habilidosas linhas de guitarra e cozinha bem estruturada. O investimento em baladas (cinco das dez entram na classificação) é notável, mas tanto as pauladas quanto as baladas são dotadas de muita qualidade.
Entre os destaques, pode-se citar petardos como o hino Let’s Get Rocked, a divertida Personal Property e as baladas Stand Up (Kick Love Into Motion) e Tonight. Mas trata-se de um verdadeiro clássico. Vinte anos após seu lançamento, “Adrenalize” não deixa uma impressão datada e é um dos álbuns que melhor descrevem o estilo do Def Leppard.

Joe Elliott (vocal)
Phil Collen (guitarra, violão, backing vocals)
Rick Savage (baixo, violão em 4, backing vocals)
Rick Allen (bateria)
Músicos adicionais:
Phil “Crash” Nicholas (teclados em 6)
The Sideways Mob (backing vocals)
01. Let’s Get Rocked
02. Heaven Is
03. Make Love Like A Man
04. Tonight
05. White Lightning
06. Stand Up (Kick Love Into Motion)
07. Personal Property
08. Have You Ever Needed Someone So Bad
09. I Wanna Touch U
10. Tear It Down

Fonte: Van do Halen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta notícia, sem limites, sem moderação.

Quem faz o ROCK NA VEIA

Minha foto
Sou bancário (e isso é muito ruim, acreditem), guitarrista e vocalista da banda Raiobitz (Rio Claro-SP), colaborador do Whiplash.net e pai em horário integral. Curto rock e todas as suas vertentes desde que me entendo por gente e quero compartilhar dessa paixão.